quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Questão Quarterback - Era Zorn

Ano 2008 – Era Zorn

A temporada de 08 começou muito bem, com vitórias em cima dos rivais D.Cowboys e P.Eagles fora de casa, muitos falavam sobre como o time era bom porque estava na divisão considerada mais difícil da NFL e vencendo jogos fora. A derrota para o NY Giants no primeiro jogo foi esquecida e tomada como um aquecimento pelos fãs do Redskins. O time subiu nos rankings chegando inclusive a alcançar o topo da lista de alguns analistas. Campbell acertava passes, Portis correndo como nunca, liderando a liga em jardas, e o Redskins crescia.

As críticas a Campbell cessaram e os elogios a Zorn foram inevitáveis, ele transformara um jogador desacreditado em um líder que estava levando o time a uma excelente temporada até então. Portis garantia que as defesas ficassem mais preocupadas com a corrida e Campbell abusou dos playactions. Tudo dava certo e poucos jogadores estavam machucados. O FB Sellers estava protegendo muito bem o mais cotado para MVP C.Portis que corria mais e mais.

Algumas lesões e, acredito eu, o cansaço das linhas ofensiva e defensiva provocaram a queda de ritmo permitindo sacks em cima do QB e não conseguindo pressionar outros QBs. Portis começou a ter que correr muito e tomar Big Hits que antes eram dispensáveis pois somente ocorriam algumas dezenas de jardas a frente da linha de scrimmage quando ele optava por cair no lugar de levar o tackle. Campbell passa a ser mais pressionado em longas terceiras descidas e os fakes para corrida já não são tão efetivos. Alguns questionam o playcalling de Zorn. Ele é rookie e só tende a melhorar em todos os quesitos. Me agradou muito para um desacreditado que pulou de treinador de QBs para HC.

Poucos first downs e muitos 3&outs cansavam cada vez mais a defesa e tiravam as esperanças tanto do ataque quanto dos fãs. Derrotas para times fracos e rivais em casa transformavam o possível Superbowl em um sonho de playoffs que acabou não se concretizando. Um time que começou desacreditado e conforme ia ganhando o respeito do resto da liga, ia perdendo jogos.

Ano 09

O que esperar da próxima temporada? Campbell como starter, Brennan como starter, um QB draftado ou quem sabe uma troca. Há quem diga que o ex-entusiasta de rinhas de cachorros Michael Vick possa estar se aproximando do FedexField, o que não me agrada nem um pouco. Acredito que Zorn continuará com Campbell e Brennan passará a ser o backup imediato. A parceria Zorn-Campbell na pré-temporada rendeu bons frutos e agora terão uma temporada inteira para se planejarem melhor. A adaptação ao west coast já passou e agora podem trabalhar não mais no macro, mas agora no micro, nos pequenos defeitos observados durante essa temporada.

Eu ainda acredito em Jason Campbell.

12 comentários:

  1. Eu também acho que o Zorn só tende a crescer, passar de treinador de QB pra HC é uma mudança radical na vida de qualquer um. O play calling dele não poderia ser o melhor de todos porque o cara é rookie, mas acho que com essa pré-temporada junto ao campbell eu acho que essa parceria vai longe...

    Eu não acredito que o Vick venha pro reds, mas...

    ResponderExcluir
  2. bem , sobre o vick nos redskins não duvido nada pelo GM que os redskins tem (louco por fazer coisas que nem deus imaginaria...)

    sobre o campbell , claro que com 1 ano de experiencia com o play-calling ele pode evoluir mais ainda , ja evoluiu nessa temporada em relação aos turnovers , mas agora tem evoluir em relação ao numero de touchdowns , que chegou a ser um dos 5 piores da NFL durante a 2 metade da temporada , mas se na pre season ele começar a jogar mal de novo , eu daria uma chance para o brennan que daqui a uns 2 , 3 anos podera ser o starter dos skins , então não bastaria nada botar ele como starter nos jogos da pre season , mas para a temporada regular continuaria com o campbell , mas que a minha paciencia com ele esta acabando ah , isso ta...

    ResponderExcluir
  3. Pra falar a verdade a minha paciencia com o campbell ta por um fio, o vick seria uma otima opção apesar de estar parado a algum tempo eu acho que eh que nem andar d bicicleta o cara nunca desaprende, so tem que treinar...

    Mas eu ainda acredito no campbell... e o brennan não ta devendo não, o cara eh bom...

    ResponderExcluir
  4. Amigos, tou passando por aqui para convidá-los a visitar o nosso blog (http://newsgiants.blogspot.com/)

    Tomei a liberdade de colocar um link de vocês por lá. Parabéns pelo trabalho.

    Abraços e até mais!!!

    Bruno Salomão

    ResponderExcluir
  5. Tava viajando mas vejo que o blog está em pleno vapor... Eu acho que a OL eh o principal problema pois temos um bons wrs e hb, temos um qb mediano, mas a OL naum aguanta sequer metade de uma temporada a 100%.... Creio que o Vick nao seja a melhor opção...

    ResponderExcluir
  6. Fala galera, eu estou com uma serie de problemas, por isso eu ainda não postei no blog. Eu prometo q ate quinta-feira sai um novo post... Desculpa Galera...

    ResponderExcluir
  7. Eu não acredito no Campbell, pois eu não acerta passes em profudidade, sem essa opção o ataque aéreo dos Reds fica muito obvio, como se viu na segunda metade da tempora. Os times aproximava os safety e faziam blits toda hora contra a linha ofenciva, ai não há linha que aguente.

    ResponderExcluir
  8. ele acertou alguns passes longos sim, mas a WCO os utiliza muito pouco. O Moss dropou uns 2 passes longos desses

    ResponderExcluir
  9. A questão é que o passe longo é utilizado como último recurso, no desespero, e não como uma opção de jogada.

    ResponderExcluir
  10. roberto , nem me lembra disso...

    pq os drops do moss custaram 2 vitorias esse ano (contra cowboys e ravens , se eu não me engano) que custaram a vaga nos PO...

    ResponderExcluir
  11. nao, o passe longo eh uma opcao de jogada sim, confome a secundaria aproxima com as jogadas curtas, se tenta passes longos. As pessoas botam muito a culpa no QB qndo o time perde mas existem outras falhas

    ResponderExcluir
  12. só uma noticia nova para o proximo post aqui no blog , ja saindo do tema do post...

    albert haynesworth acertou com os redskins por 7 anos , $100 milhoes de dolares sendo que $43 milhoes ja garantidos

    e tbm acertou com o deangelo hall uma renovação por 5 anos , $55 milhoes de dolares , sendo que $23 milhoes ja garantidos

    e o cap que ja estava estouradisso agora foi pro espaço de vez , graças as loucuras de dan snyder , pq 55 milhoes para um CB acho um absurdo , principalmente ele não sendo um dos principais da liga , pq se fosse esse salario ou para o asomugha , o assanti samuel , o champ bailey ate ia , mas para um CB que sempre criou problema e nunca fez uma temporada de CB TOP acho um absurdo , mas pelo menos esse periodo de FA ja é bem melhor que o do ano passado , sem duvida....

    ResponderExcluir